sexta-feira, 22 de março de 2019

Conheça a Tartaruga Tigre d'água!


Os répteis já habitam em nosso planeta há milhões de anos e pouco evoluíram. 
No Brasil, encontramos grande variedade de répteis de hábitos diferentes. 
De forma geral eles aceitam bem o cativeiro se respeitadas as necessidades básicas de ambiente e alimentação.


Tigre d'água brasileira


Conheça a Tigre d’água

Ordem: Testudines 
Família: Emydidae
Nome científico: Trachemys dorbignyi 
Nome popular: Tigre d'água
Apelido: Tartaruga Orelha Amarela (OA).

Distribuição geográfica: Rio Grande do Sul (Brasil), Uruguai e nordeste da Argentina.
Habitat: Pântanos, banhados, lagos, riachos e rios de águas lentas. 
Hábitos alimentares: Onívoro (alimenta de matéria animal e vegetal) 
Reprodução: Ovíparo (desenvolve em ovos)
Desova entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem após 60 a 120 dias de incubação. 
Período de vida: Aproximadamente 30 anos, em cativeiro pode extender-se muito.

Ela exige cuidados ao ser adquirida: deve vir de um criador autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sendo obtido com nota fiscal e microchip implantado. Caso contrário estará incorrendo em crime ambiental. Veja aqui como adquirir um animal legalizado.
Apesar de conhecidos como tartarugas, esse réptil aquático é na verdade um cágado, já que o nome tartaruga refere-se a espécies marinhas e a tigre d’água vive na água doce.

A tigre d'água é um réptil da família dos quelônios (cágados, jabutis), um animal de sangue frio que necessita do sol (calor) para se aquecer, absorver nutrientes, secar-se. Elas não fazem a termorregulação como o ser humano, por isso a necessidade do calor.

Elas possuem "um prima americana" conhecida como Tartaruga de Orelha Vermelha (Trachemys Scryta elegans ), originária da região entre o leste dos Estados Unidos e nordeste do México, apesar de não possuírem orelhas o nome é pelo fato de possuir manchas vermelhas nos dois lados da cabeça.
Tigre d'água americana

Elas permanecem a maior parte do tempo na água e, neste sentido, necessitam de espaço adequado tanto na água quanto na área seca.

As fêmeas atingem a maturidade sexual com cerca de 5 a 6 anos de idade, já os machos são maduros com 2 a 3 anos. O período de acasalamento na natureza acontece entre abril e julho. A desova estende-se de agosto a janeiro e a fêmea constrói buracos na terra para depositar seus ovos.

Ela pode ser mantida sozinha ou em grupos, dependendo do tamanho de seu recinto.

Devido o instinto selvagem costumam deslizar rapidamente pera dentro da água quando se sentem ameaçadas por algum perigo, movimento brusco ou barulho, por isso, a necessidade de mantê-las em um local calmo e seguro.
Elas possuem ouvido interno com audição apurada, assim como, a visão. 
Devem ser manipuladas o mínimo possível.
Esta espécie deve ser mantida em aquaterrário, tanque, lago. Na água é onde se sentem mais seguras, mas é muito importante promover uma área seca com rampa, para que possa sair da água e se aquecer, secar completamente, se não houver sol direto deverá ser através de lâmpadas, UVB 5.0, e aquecedoras específicas para répteis.

As crianças as adoram, pois podem alimentar e manusear as tigres d’água, que possuem boa tolerância ao contato humano. No entanto, todo cuidado com a limpeza das mãos devem ser mantidas, pois na flora intestinal delas há presença da bactéria Salmonella que pode causar infecções febre, diarreia, vômitos.

É importante visitar regularmente um veterinário especializado em animais silvestres e exóticos, para que sejam diagnosticadas quaisquer doenças no início e dar-lhe melhor qualidade de vida.

Grande questão na aquisição das Tigres d’água

A beleza da tigre d’água atrai as pessoas, assim como sua docilidade e por ser de fácil manutenção, mas cuidado, nem tão barata.

Esta espécie é uma das maiores vítimas do comércio ilegal de animais, pois quando jovem possui uma coloração muito bonita, cujas listras amarelas e alaranjadas sobre o fundo verde deram-lhe o nome popular de “Tigre d´água”.
Tigre d'água brasileira

Muitos vendedores a comercializam com a promessa de que ela manterá aquela cor, verde viva, durante toda a vida e ficará pequena. Porém, ela cresce rápido no início de sua vida cerca de 3 a 5 cm ao ano e perde a intensidade de suas cores conforme se aproxima da maturidade, quando as fêmeas podem alcançar até 30 cm e os machos até 25 cm. Estes fatores a tornam incômoda e alguns animais são abandonados em lagos, esgotos a mercê da sorte.

Tigre d'água americana
Outro fator dificultador é que o indivíduo a adquiri ou a ganha como presente para só depois conhecer as reais necessidades do quelônio, aí passa a buscar informações e a estudar os hábitos e costumes.

Portanto, o Universo Tigre d'água indica coletar o maior número de informações em nossos materiais e com pessoas de confiança antes de fazerem a melhor aquisição de um pet incrível como a Tigre d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Tigre d’água Híbrida é um problema?

É complicado abordar a situação de hibridismo em qualquer espécie, sabe-se que o resultado do cruzamento de espécies distintas pode gerar ...