sexta-feira, 22 de março de 2019

Como adquirir uma Tartaruga Legalizada!

Se você deseja ter um novo pet, mas não pode, não deseja ter um cãozinho ou um gato, ou quer inovar nessa nova relação homem x animal e ter uma experiência excitante e incomum, veja com bons olhos para nossa querida tigre d’água, já adianto você irá se apaixonar! 
No entanto, são necessários alguns cuidados importantes ao cuidar delas e o mais importante qual espécie é permitida. 
Confira conosco tudo sobre como adquirir sua Tartaruguinha.
Tigre d´água brasileira



O IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, autoriza a compra de animais procedentes de criadouros licenciados por eles para prática de reprodução em cativeiro ou lojas credenciadas à venda.

A posse ou o comércio de um animal não autorizado por esse órgão é considerada prática de crime ambiental, clique aqui e saiba mais o risco de ter um exemplar irregular.

Atualmente, permite-se criar apenas o jabuti de pés vermelhos ou jabuti piranga (Geochelone carbonaria) e a tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbignyi) ambos oriundos de criadouros legalizados.
 
Jabuti piranga


A tartaruga orelha vermelha (OV) (Trachemys scripta elegans) nativa dos EUA e México, é permitida a sua criação desde que adquirida legalmente com certificado de “Captive Breed”, que comprova ser nascida em cativeiro, de criadouro cadastrado pelo IBAMA. O controle é devido por haver risco de causar danos à fauna silvestre e ecossistemas, quando em vida livre.
Tartaruga orelha vermelha

A criação de tartaruga do Amazonas (Podocnemis expansa) e do tracajá (Podocnemis unifilis) é permitida para fins comerciais, assim, são criadas apenas para o abate desde que atendido todos requisitos legais exigidos para essa prática.
Tartaruga do Amazonas
Tracajá
Hoje, permite-se a criação da Tigre d’água em casa, desde que o animal tenha sido adquirido em local autorizado para venda ou direto de criadouros autorizados pelo IBAMA.

Neste contexto, garante-se que o animal virá em boas condições de saúde, avaliado por profissional habilitado, com documentação legalizada e o transporte até sua residência seguirá normas sanitárias que oferecem condições ideais de transporte. 
Ao realizar a compra em locais autorizados, o proprietário recebe a nota fiscal, duas guias de transporte (uma do IBAMA e uma da Secretaria de Meio Ambiente do Estado) e o certificado de origem. Os animais já veem microchipados. Esses documentos atestam que seu animal foi adquirido de forma correta e o autoriza a mantê-lo em casa. 
Vale salientar que mesmo filhotes gerados em casa, de tartarugas legalizadas, são considerados ilegais, pois o dono não possui autorização para tal prática, assim os animais não terão documentação e não terão o microchip, somente os criadouros legalizados são autorizados realizar a reprodução desses animais.

Para uma compra segura e confiável clique aqui!
E ao comprar, seja onde for, exija a nota Fiscal contendo o número do microchip!
Portanto, a Universo Tigre d’água recomenda ter em mente as implicações de adquirir uma tigre d’água irregular antes de sua compra. Corra dos vendedores que dizem ser possível legalizar após a compra, pois não é possível fazer. 
Comprar animais vendidos de forma irregular, em feiras ou comerciantes não autorizados, você incentiva o tráfico de animais silvestres e exóticos que em sua maioria podem estar doentes, debilitados ou correr o risco de extinção.
Seja consciente e responsável, tigre d’água somente legalizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Tigre d’água Híbrida é um problema?

É complicado abordar a situação de hibridismo em qualquer espécie, sabe-se que o resultado do cruzamento de espécies distintas pode gerar ...