segunda-feira, 25 de março de 2019

Como saber se uma Tartaruga tigre d'água é macho ou fêmea?

Se você possui uma tartaruga tigre d'água de estimação ou apenas está curioso para aprender como diferenciar o sexo dela, acalme-se já explicaremos como diferenciar o macho da fêmea!!!

 Esse quelônio, diferente dos mamíferos, não possui a genitália exposta, assim, fica mais difícil diferenciá-las de imediato.

Outra situação  é que somente após ela alcançar a maturidade sexual, após desenvolvimento completo do dimorfismo sexual, o macho por volta dos 2 anos e a fêmea em torno dos 5 anos, ela terá formado por completo seu sistema reprodutor e teremos a certeza e segurança para afirmar qual é seu sexo.

A idade, como já dito acima, é um fator importante a ser considerado para saber se está dentro da faixa de definição sexual. Então segure a ansiedade...

Assim, não caia na lábia de vendedores, mal informados ou mal intencionados, quando afirmarem que aquele "bebezinho", verdinho, pequenininho, de semanas de vida é macho ou fêmea, é impossível afirmar, e acertar será como ganhar na loteria.

Sugerimos, que até ter a certeza do sexo encontre um nome neutro em relação ao gênero, rsrs.


As diferenças entre as tigres d'água macho e fêmea são sutis e mais fáceis de perceber quando comprara-se uma com a outra, caso tenha apenas uma, atente-se para os máximo de detalhes.

A tigre d'água brasileira (Trachemys dorbignyi) não apresenta grandes diferenças de alteração no plastrão como no jabuti.

Alguns detalhes serão apresentados mas o  principal a ser avaliado será a cauda.


Cauda

Nos machos a cauda é maior, mais alongada, e mais gordinha que a da fêmea devido a acomodação do órgão copulador, chamado de fálus que é o pênis, que fica dentro da cauda.

Nas fêmeas a cauda é menor, mais curta e fina.

Tamanho da cauda













Cloaca


A cloaca do macho é mais comprida e parecida com uma fenda, ficando no último terço da cauda, em direção à extremidade.

A cloaca da fêmea é mais arredondada, fica próxima da base da cauda na junção com o corpo e com um formato de estrela.

Posição da cloaca

Tamanho

 Outro fator a ser avaliado, o macho quando adulto apresenta-se menor, em torno de 25 cm de comprimento linear de casco. A fêmea apresenta-se maior, em torno de 35 cm.                                           

tigre d'água
Comprimento linear do casco

Coloração

Na maturidade sexual dos machos (após 2 anos) eles adquirem uma coloração escura  perdendo aquela cor esverdeada e aparecem algumas mancha esbranquiçadas no casco que variam de intensidade e tamanho.
Macho adulto
Enquanto as fêmeas (após 5 anos) diminui a vivacidade de suas cores, escurece um pouco, mas continuam esverdeadas.

Fêmea adulta
A tartarua tigre d'água orelha vermelha (Trachemys scripta) os machos tendem a ter as unhas das patas dianteiras maiores do que as das fêmeas

Macho adulto tigre d'água orelha vermelha
Fêmea adulta tigre d'água orelha vermelha
Se após essa avaliação ainda permanecer dúvidas leve as a um veterinário especialista em animais exóticos para ter certeza do sexo do  seu animalzinho.

Outras curiosidades

Os machos utilizam as patas dianteiras nos preparativos do acasalamento nadando de
frente da fêmea e estimulando a parceira, roçando as pontas de suas unhas em seu focinho.

Em média são produzidos 9 ovos de cada vez. Os ovos são enterrados em um ninho escavado na terra.

O sexo dos filhotes de tartarugas é determinado pela temperatura da areia durante a incubação: temperaturas mais baixas apresentam o nascimento de machos e temperaturas mais altas de fêmeas.



sexta-feira, 22 de março de 2019

Manutenção da Tigre d'água

Estas lindezas de tartarugas podem ser mantidas dentro de casa ou apartamento, basta ter um espaço adequado para criar um ambiente adequado.

Elas podem se mantidas em aquaterrários, também conhecidos como paludários, ou em lagos de jardim.

Aquaterrário
 
Lago jardim


Em ambos locais é necessário levar em conta que seu animal se desenvolverá e em sua fase adulta poderá chegar a medir de 25 a 35 cm de comprimento linear de casco, medida da carapaça, de trás da cabeça até acima do rabo.

Assim, para evitar gastos desnecessários, sabendo que em condições normais ela pode ultrapassar os 30 anos, deve-se dimensionar previamente o local. Deve-se oferecer máximo de espaço possível e ter como parâmetro o espaço mínimo, por animal. Nesse sentido, consideramos a relação de 5 vezes o comprimento e 03 vezes a largura do casco, assim, ela poderá se movimentar livremente e com conforto, se for ter mais de um animal considere dobrar o espaço para não haver disputas por espaço.

Nenhum lugar por melhor que seja substituirá a nossa mãe natureza e sua capacidade de proporcionar liberdade e conforto, mas com cuidados específicos podemos oferecer à nossa tartaruga o melhor de nós!

Os lagos podem variar de tamanho, formas, e material usado para construção. Podem ser de alvenaria, revestidos de lona plástica, escavados no solo e impermeabilizado. Importante, é garantir um espaço cercado e protegido, afim de evitar fugas, já que são excelentes escaladoras, e evitar a invasão de predadores como roedores, aves e até animais domésticos como cães e gatos.

A porção alagada, ou sua maior parte, deve possuir a profundidade condizente com o tamanho da tartaruga, deve ter a lâmina de água com altura próxima ao comprimento linear do casco, principalmente, quando tartaruga “bebê”, até próximo de 1 ano e meio. Deve-se garantir que quando elas fiquem apoiadas pelas patas traseiras no fundo e com a cabeça para fora da água, isso evitará que caso tenha algum problema ela não se afogue e consiga respirar. 
É isso mesmo que leu, apesar de nadaram muito bem, elas são quelônios semiaquáticos, caso fiquem presos submersos por muito tempo podem se afogar.

Elas podem conviver com peixes, mas saiba que se ela tiver oportunidade eles virarão lanchinho, principalmente os pequenos, pois na natureza eles são fonte de alimento. 

Outra questão, é que elas possuem metabolismo elevado e eliminam muitos excrementos, e a água mesmo com um bom sistema de filtragem, poderá conter condições ruins para os peixes, com relação a valores de pH, amônia e nitrito.

A água


São mais resistentes que os peixes quando o assunto são condições inadequadas de água, no entanto, elas também podem sofrer dos males que advém do uso de água com níveis elevados de cloro e metais pesados, compostos nitrogenados, amônia, nitrito provenientes da decomposição de sobras de alimentos e dejetos fecais.

Para montagem e para as trocas parciais de água, TPA, dos aquaterrários ou lagos, pode-se usar água da torneira desde que condicionada. Recomenda-se que seja fervida o volume de água a ser trocada e deixe descansar por 48h antes de usar, ou utilizar um condicionador de água que elimina cloro e possíveis metais pesados oriundos do encanamento.

Uso do cálcio também auxilia na neutralização da acidez da água provocada pelo dejetos do animal, além de ser uma importante fonte para prevenir o amolecimento da carapaça.
Recomenda-se que seja verificado periodicamente os parâmetros da água, os principais são: pH, a dureza em carbonatos, compostos nitrogenados (amônia e nitrito). Estes teste são encontrados com facilidade em lojas de aquarismo.

Com já foi dito, a tigre d’água possui metabolismo elevado, o que aumenta quando em altas temperaturas, passam a comer mais e eliminar mais excrementos. Um sistema de filtragem é necessário para manutenção da condição ideal da água.

Vários são os modelos disponíveis no mercado, para todo tipo de aquaterrário, ou lago, mas recomendamos que seja um filtro externo, SUMP ou Canister, com alta capacidade de filtragem e que possua as filtragens química (carvão ativado), física (perlon), e biológica (cerâmicas). 

Deve-se calcular o filtro de acordo com o volume útil de água, ou seja, de acordo com apenas a quantidade de água que possui no aquário ou lago.

A temperatura da água pode ser mantida entre 24 e 30°C, mas recomendamos que deixe entre 26 a 28°C. Para tanto é necessário que possua um aquecedor com termostato, capaz de manter a água na temperatura desejada. Além de um termômetro para acompanhar a temperatura real da água. Principalmente em regiões mais frias do país.

Não recomendamos o aquecedor com termostato e termômetro de vidro pois são curiosas e estabanadas, rsrs, e assim elas podem quebra-los. Caso use os vidro é recomendado o uso de proteção para evitar que quebrem.

A tigre d’água necessita exposição à luz solar, é fundamental, pois auxilia na síntese de vitaminas, absorção de cálcio, formação do esqueleto, carapaça e plastrão. Também auxiliam na prevenção de fungos e cicatrização.

Importante... a luz solar não pode atravessar os vidros, necessita a incidência direta, mas cuidado, deve ofertar a possibilidade de elas procurarem sombra  e água quando quiserem.

Se ficam restritas ao aquaterrário, deve-se oferecer iluminação artificial com lâmpadas para répteis específicas para emissão de raios UVB e UVA, 5.0, em uma distância de aproximadamente 30 cm por um período de no mínimo 5 horas por dia.

Outro fator é que os aquaterrários não tenham tampas e permitam uma boa circulação de ar, evitando acúmulo de umidade e assim o aparecimento de fungos.

É obrigatório ter uma área seca para que o animal saia totalmente da água para aquecer e secar-se. Local onde ela irá fazer a termorregulação.

Muita atenção deve ser dada aos enfeites artificiais colocados no ambiente.
Plantas de plástico, assim como, pedras menores que o diâmetro da cabeça, grama artificial, podem ser engolidos e causar obstrução intestinal do animal levando-o a morte se não atendido rapidamente, evite estes tipos de decoração.

A alimentação

Elas são onívoras, na natureza, alimentam-se de peixes, minhocas, larvas, insetos, folhas, verduras, frutos. Para animais em cativeiro a forma mais segura e prática de alimentá-las é com ração industrializada específica para tartarugas.Para saber mais!

Devem ser alimentadas diariamente, porém resistem a período de uma semana sem alimentar. Sempre oferecer alimentos dentro da água devido a dificuldade em engolir pela ausência de saliva.

Todo alimento oferecido deve ser consumido em 10 minutos, se passar desse tempo, deve ser retirado, pois as sobras causam os prejuízos já citados.

Quando ainda “bebês”, necessitam de uma alimentação à base de proteína, pode-se intercalar com a ração, pedaços de frango, peixe, larvas de besouro, carne moída, folhas escuras como couve, alface d´água, frutas que não sejam ácidas, verduras. Nunca oferecer a alface, pois pode ocasionar diarreia.

O Gammarus, um camarão desidratado que possui um sabor bem aceitável por elas, viciante até, mas possuem baixo, ou nenhum, valor nutricional, deve ser evitado, pois elas podem deixar de aceitar a ração.

Nunca negligencie algum comportamento diferente. Atente-se para olhos inchados, presença de manhas esbranquiçadas, amolecimento da carapaça, procure um profissional veterinário qualificado para atender animais exóticos.

Apesar da aparência rústica, são muito dóceis, elas devem ser manipuladas o mínimo possível para evitar estresse, o local onde permanecem deve ser bastante sossegado.
Deve-se ter muita atenção com a higiene das mãos após a manipulação pois bactérias podem parasitar o intestino delas e causar doenças.

Seguindo estas dicas simples, mas muito preciosas, podem garantir uma excelente qualidade de vida a sua tartaruga. Esses cuidados de manutenção são a chave para a permanência saudável do seu animal.

Esperamos que o Universo tigre d’água tenha te auxiliado de alguma forma, conte conosco sempre, se alguma dúvida persistir entre em contato.

Tirinhas... Tartaruga Tigre d'água!

Nessas tirinhas é apresentado com bom humor, algumas características das nossas queridas tigre d'água e de seus donos.

Trabalho realizado pelo site Willtirando, que possui um incrível trabalho de humor através de suas tirinhas e seus variados personagens!



Essa é uma grande incógnita, a questão de quanto oferecer de alimento é uma questão muito controversa entre especialistas e criadores... só quem tem uma tigre d'água entenderá que a fome dela é insaciável!



A quem diga que deve se oferecer alimento 01 vez ao dia, 02 vezes, 03 vezes, dar ração proporcional ao tamanho da cabeça, oferecer até ela parar de aceitar, mas uma coisa não se discorda... não rejeitam uma boa refeição!



kkk... é na água que elas se sentem mais seguras e confortáveis, e por não produzirem saliva é na água que devem ser alimentadas. Encher a barriga e nadar nunca será seu problema!



Gammarus deve ser entendido como, apenas, petisco, oferecido muito de vez enquanto, possui baixo valor nutricional, mas um sabor viciante capaz de atrapalhar a aceitação da ração. E nunca ensine sua tigre d'água falar, rsrs!



Assim como Rick, prefiro Pizza, mas a considero como lanche!



kkk...se alguém encontrar me avise!!!!

Assim que encontrarmos mais tirinhas, as disponibilizaremos aqui para degustarmos esse sutil humor. PS: apenas donos de tartaruga entenderão! RSRS















Criar Tartaruga é crime?

Se você imaginou ter como animal de estimação uma coruja, iguana, cobra, tartaruga?

Se sim, fique tranquilo pois é possível adquirir um animal silvestre ou exótico de forma legalizada através de criadores ou lojas que possuem a autorização para venda.
 
Tigre d´água
Mas, atenção, pois por mais excitante que pareça ter um animalzinho diferente dos tradicionais, a decisão requer responsabilidade, pois eles demandam cuidados específicos.

Para ter uma tartaruga como animal de estimação, você precisa saber antes as espécies que são permitidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos renováveis, IBAMA, caso contrário, a posse ou comercialização de um animal não autorizado é considerada crime.

Existem, no mundo, mais de 250 espécies de quelônios, e no Brasil existem cerca de 33 espécies. Clique aqui e saiba mais sobre quais tartarugas pode criar em casa.

Criação Legal


Para que um estabelecimento possa comercializar um animal silvestre ou exótico como a tartaruga tigre d’água é necessário possuir uma autorização do IBAMA.

Os animais deixam os criadouros já microchipados e com documentação de origem, confirmando que a criação é legalizada.

O animal deve ter microchip, nota fiscal, o dono deve comprovar a origem legal mediante apresentação de certificado de origem emitido na compra. Qualquer outro meio de obtenção do animal é considerado crime ambiental.

No Brasil, o tráfico ilegal e a caça de animais silvestres é crime previsto em lei. Por isso, antes de adquirir qualquer espécie é importante verificar a legalidade do criadouro ou estabelecimento.

Legislação Brasileira

 

De acordo com a Lei de crimes ambientais - 9605/98 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:
Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas:

I - quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;
II - quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;
III - quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
 
 
§ 2º No caso de guarda doméstica de espécie silvestre não considerada ameaçada de extinção, pode o juiz, considerando as circunstâncias, deixar de aplicar a pena.

§ 3º São espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou águas jurisdicionais brasileiras.
 
§ 4º A pena é aumentada de metade, se o crime é praticado:

I - contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração;
II - em período proibido à caça;
III - durante a noite;
IV - com abuso de licença;
V - em unidade de conservação;
VI - com emprego de métodos ou instrumentos capazes de provocar destruição em massa.

§ 5º A pena é aumentada até o triplo, se o crime decorre do exercício de caça profissional.

§ 6º As disposições deste artigo não se aplicam aos atos de pesca.

Na legislação mineira o valor da multa está no anexo V, código 507 do decreto 47383/18. Multa no valor de 300 a 1000 Ufemg (Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais). O valor de cada Ufemg R$ 3,59.

É possível legalizar um animal silvestre irregular?

 

Não é possível. O IBAMA não legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida e ou que tenha sido adquirido em desacordo com a Lei.

Mesmo que o indivíduo possua um casal de tigre d'água legalizados e estes venham a dar cria, esses animais nascidos serão considerados ilegais, se não houver licença para criação de animais.
 
Mas você que possui um animal silvestre em cativeiro, acalme-se, deve de início cuidar bem desse animal, fornecendo alimentação e abrigo adequados e principalmente, não adquirir outro sem permissão, autorização ou licença do IBAMA.

O IBAMA não entra na casa de ninguém para apreender animais, a não ser que tenha determinação judicial. Porém, o infrator estará sempre sujeito a aplicação da lei de crimes ambientais se houverem denúncias contra ele e se for flagrado pode, além de perder o animal, pode sofrer sanções legais.

Ao deparar com alguém vendendo um animal irregular, denuncie às autoridades com o maior número de informações possíveis, local, situação...

Criadouros e lojas para comprar tartaruga tigre d'água.

Esta belezura de quelônio é muito atraente devido sua beleza, docilidade, é uma ótima escolha para ser pet, mas ao adquiri-la você necessitará oferecê-la um local adequado como um espaço com água suficiente para nadar, uma área seca, luz natural ou artificial, uma alimentação adequada as suas necessidades!

Mas o grande problema é a compra clandestina, ou o tráfico de animais exóticos, fator que causa danos a saúde do animal, e de forma indiscriminada, pode levar a extinção de uma espécie.

Se quiser saber mais como adquirir uma tartaruga legalizada clique aqui
 
Tigre d'água brasileira
 
Visando oferecer ao público opções legalizadas para adquirir sua tigre d'água apresentamos alguns conhecidos criadouros e lojas credenciadas.
Em São Paulo você encontra na
Em Belo Horizonte você encontra na:
No Rio de Janeiro:
No Paraná:
Rio Grande Sul:
Lembramos que as indicações são apenas sugestões, faça contato com a empresa para saber disponibilidade e independente do local da compra EXIJA a nota fiscal!

Seja um comprador consciente, diga não ao tráfico de animais!!!
 

Como adquirir uma Tartaruga Legalizada!

Se você deseja ter um novo pet, mas não pode, não deseja ter um cãozinho ou um gato, ou quer inovar nessa nova relação homem x animal e ter uma experiência excitante e incomum, veja com bons olhos para nossa querida tigre d’água, já adianto você irá se apaixonar! 
No entanto, são necessários alguns cuidados importantes ao cuidar delas e o mais importante qual espécie é permitida. 
Confira conosco tudo sobre como adquirir sua Tartaruguinha.
Tigre d´água brasileira



O IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, autoriza a compra de animais procedentes de criadouros licenciados por eles para prática de reprodução em cativeiro ou lojas credenciadas à venda.

A posse ou o comércio de um animal não autorizado por esse órgão é considerada prática de crime ambiental, clique aqui e saiba mais o risco de ter um exemplar irregular.

Atualmente, permite-se criar apenas o jabuti de pés vermelhos ou jabuti piranga (Geochelone carbonaria) e a tartaruga tigre d’água (Trachemys dorbignyi) ambos oriundos de criadouros legalizados.
 
Jabuti piranga


A tartaruga orelha vermelha (OV) (Trachemys scripta elegans) nativa dos EUA e México, é permitida a sua criação desde que adquirida legalmente com certificado de “Captive Breed”, que comprova ser nascida em cativeiro, de criadouro cadastrado pelo IBAMA. O controle é devido por haver risco de causar danos à fauna silvestre e ecossistemas, quando em vida livre.
Tartaruga orelha vermelha

A criação de tartaruga do Amazonas (Podocnemis expansa) e do tracajá (Podocnemis unifilis) é permitida para fins comerciais, assim, são criadas apenas para o abate desde que atendido todos requisitos legais exigidos para essa prática.
Tartaruga do Amazonas
Tracajá
Hoje, permite-se a criação da Tigre d’água em casa, desde que o animal tenha sido adquirido em local autorizado para venda ou direto de criadouros autorizados pelo IBAMA.

Neste contexto, garante-se que o animal virá em boas condições de saúde, avaliado por profissional habilitado, com documentação legalizada e o transporte até sua residência seguirá normas sanitárias que oferecem condições ideais de transporte. 
Ao realizar a compra em locais autorizados, o proprietário recebe a nota fiscal, duas guias de transporte (uma do IBAMA e uma da Secretaria de Meio Ambiente do Estado) e o certificado de origem. Os animais já veem microchipados. Esses documentos atestam que seu animal foi adquirido de forma correta e o autoriza a mantê-lo em casa. 
Vale salientar que mesmo filhotes gerados em casa, de tartarugas legalizadas, são considerados ilegais, pois o dono não possui autorização para tal prática, assim os animais não terão documentação e não terão o microchip, somente os criadouros legalizados são autorizados realizar a reprodução desses animais.

Para uma compra segura e confiável clique aqui!
E ao comprar, seja onde for, exija a nota Fiscal contendo o número do microchip!
Portanto, a Universo Tigre d’água recomenda ter em mente as implicações de adquirir uma tigre d’água irregular antes de sua compra. Corra dos vendedores que dizem ser possível legalizar após a compra, pois não é possível fazer. 
Comprar animais vendidos de forma irregular, em feiras ou comerciantes não autorizados, você incentiva o tráfico de animais silvestres e exóticos que em sua maioria podem estar doentes, debilitados ou correr o risco de extinção.
Seja consciente e responsável, tigre d’água somente legalizada!

Tigre d’água Híbrida é um problema?

É complicado abordar a situação de hibridismo em qualquer espécie, sabe-se que o resultado do cruzamento de espécies distintas pode gerar ...